iacuvapikcnx, [url=http://huqaqoaqaovi.com/]huqaqoa - Observador Político" />
Meio Ambiente

Por Elza A. Cardoso, em 09/06/2012 às 18:43  / 4 opiniões.

zaAGFe iacuvapikcnx, [url=http://huqaqoaqaovi.com/]huqaqoa

Tamanho da fonte: a-a+

zaAGFe iacuvapikcnx, [url=http://huqaqoaqaovi.com/]huqaqoaqaovi[/url], [link=http://waiiwunwqipz.com/]waiiwunwqipz[/link], http://qxehdwsamhjh.com/

Tem algo a dizer?

4 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por augusto josé sá campello, em 09/06/2012 às 18:43

Boa noite, amiga Elza. Não conheço sua história de vida. Mas julgo conhecer a minha. Andei neste Brasil, de seca para meca. Do Chuí ao Pico da Neblina ou ao Oiapoque, como queiram.=== Discordo do Xico. E talvez de você. Será muito difícil pesquisar a titulação das terras amazônicas e pantaneiras, ou as do Jalapão (que continua queimando) Ninguém me contou. Vi "livros de registro" em Cartórios por estas terras que ardem há décadas. Isto é, quando eles ainda existiam.. Sabe, Elza, houve muito incêndio em Cartórios. Muito cupim de terra comendo livro. É que as páginas destes livros tinham "defeito". Espaços em branco, numeração errada, anotações à margem, enfim, fraude proposital.=== Hoje temos o GPS. No passado, tinhamos o "rumo". E referências interessantes. Lagoas pantaneiras que secaram, "corichos" que mudaram de curso. Coisa parecida acontecia na Amazônia. O "rumo" era, por vezes, tristemente engraçado. Tantos graus e tantos minutos Norte....sem as casas decimais. Lá no fim, no encontro com os outros rumos, a variação era de dezenas de quilômetros. Impossível confrontar a propriedade tal com a sua vizinha.=== A diferença entre pioneiros e bandidos? Nem que a vaca tenha um acesso de tosse. A política, amiga Elza, é praticada de hoje para amanhã. O tempo político é o mesmo do "orçamento" : um ano, no máximo. Ajscampello

Responder

Por Elza A. Cardoso, em 31/05/2012 às 00:22

(continuação) Os Pioneiros fizeram tudo com as ferramentas de que dispunham na época, ceifando apenas O NECESSÁRIO, nada mais do que o necessário, sem que o espírito de ganância desenfreada os movesse. Não derrubaram florestas inteiras com tratores e grossas correntes,violando não só a vida vegetal mas também nossa fauna que está em extinção. Não entravam nas matas sagradas que aprendemos na escola a respeitar, para sangrá-las em todas as suas espécies de vida e EM TEMPO RECORDE, para não para não ser pego em "flagrante" e obrigado a arcar com a responsabilidade pelos crimes praticados contra as LEIS DESTE NOSSO PAÍS que foram tão VIOLENTADAS QUANTO A NOSSA própria NATUREZA, EXIGINDO, depois serem "PERDOADOS" das multas pelo crime perpetrado contra todos, com tamanha a covardia e o OPORTUNISMO. Dizem, aqueles que tentam "desviar" o foco da questão verdadeira, que estrangeiros que já destruíram o Meio Ambiente de seus países não querem que nós possamos "progredir"! Que querem "nos manter selvagens"! Tentam banalizar o crime contra a nossa humanidade que os "espertinhos" estão praticando enquanto "faturam" e nos enganam para "ganhar tempo" e estão ganhando mesmo! Imagine, seu José, estes vândalos argumentam contra a preservação do que levou SÉCULOS para se formar E QUE É NECESSÁRIO NÃO SÓ PARA NÓS, MAS PARA O TODO O PLANETA,como se isso fosse uma enganação! Qualquer argumento que os favoreçam são IMPIEDOSAMENTE usados, mesmo que não respeitem o minimo dos padrões científicos e da nossa inteligência... Mas sabe, seu José, como disse o Xico, "Haverá, com certeza, um limite para a exploração planetária." Só que me preocupa que "limite será este... Porque "ARGUMENTOS" existem de todo o tipo para estender as discussões enquanto o IRRECUPERÁVEL está agora mesmo acontecendo... Fico triste de ouvir a frase do nosso Xico: "..após séculos de expansão sobre os biomas naturais, vislumbra-se um ponto de equilíbrio entre derrubar e produzir. Mais que utopia, o desmatamento zero torna-se uma possibilidade real." É VERDADE! Mas sabe o por quê? Porque quando acabam as florestas, não há mais nada que se desmatar! É aí que chegaremos ao "desmatamento zero"! Quando não houver nada mais para proteger! Não quero ir muito mais longe não. mas o senhor já ouviu falar na Ilha de Páscoa?Da "RapaNui"? Pois ´é.. Estudos apontam que o aumento da população levou a um uso excessivo do solo que acabou em uma grande escassez de comida levando as aldeias a guerrear entre si. O desmatamento das árvores para proporcionar mais locais de cultivo, para transportar os cada vez maiores moais (estátuas de pedra imensas) que eram construídos e para construir canoas com as quais os rapanuis pescavam golfinhos, empobreceu o solo e selou de vez o destino dos habitantes da Ilha de Páscoa. E, até hoje, são raras as árvores na Ilha de Páscoa.Pode olhar, tem fotos aí. http://blogs.discoverybrasil.uol.com.br/treehugger/2011/04/desmatamento-colapso-e-polui%C3%A7%C3%A3o-pl%C3%A1stica-na-ilha-de-p%C3%A1scoa.html A civilização Maia, tão importante na historia mundial, desapareceu por causa do desmatamento! Já foi cientificamente comprovado que a extração de árvores para a queima do calcário, com que revestiam suas cidades e pirâmides, acelerou a extinção de sua civilização... http://educacao.uol.com.br/historia/civilizacao-maia.jhtm Seu José, compreendemos seu sentimento e sei que compreenderá o nosso. Foi duro ver pessoas mal intencionadas e metidinhas a espertas invadindo rapidamente terras NOSSAS, terras DO BRASIL, de nosso POVO, para depois requererem "regularização e titulação" E OBTIVERAM, MESMO TENDO COMETIDO CRIME DE DESMATAMENTO sobre o QUE NÃO LHES PERTENCIA...AINDA! Esta experiência não é de outros não! É minha! Não minto, seu José! EU, PROFISSIONALMENTE E PESSOALMENTE, vi terras serem tituladas "pros amigos" e benfeitores, quando já não mantinham o mínimo de cobertura vegetal exigidas por lei e pelo Incra... Mas a politica, seu José, é criminosa. Ela multa o cidadão por tão pouco e sempre da um jeito para -por baixo dos panos- "perdoar" seus financiadores pelos crimes contra nossos interesses, contra o interesse público... Seu José, acho que lhe devemos uma satisfação... TEMOS A OBRIGAÇÃO MORAL E CIDADÃ de RESGATAR sua posição de PIONEIRO! Devemos isto ao senhor, que se sacrificou como pioneiro. Não podemos deixar que misturem, na mesma poça de estrume, quem é honrado e quem é safado! E é tão simples, seu José! Simples e limpo como a água! Sabe como podemos fazer? Podemos pedir ao nosso amigo Xico que use a sua influência E SEUS CONTATOS POLÍTICOS para que cobre da bancada do PSDB e dos que possam, divulgar esta "campanha de resgate" de dignidade dos nossos pioneiros, fazendo que a União PROCEDA A UM LEVANTAMENTO DAS TITULAÇÕES DESTAS TERRAS AMAZÔNICA E PANTANEIRAS que foram destroçadas, para ver em que situação estavam QUANDO FORAM "TITULADAS"! É fácil! Já fiz isto por muitos anos! O INCRA TEM AS INFORMAÇÕES! Além disso, se quiserem mesmo, é só entrar no Google Earth ou pedir ao governo os dados que eles tem e, mediante o levantamento AEROFOTOGAMÉTRICO, para AVALIAR A RAPIDEZ PREDATÓRIA DO DESMATAMENTO durante a tramitação e das discussões deste CÓDIGO BANDIDO travestido de "CONVENIENTE", que está se impondo mesmo contra as manifestaçõese a VONTADE do povo deste país...AÍ ninguém mais vai poder "confundir" bandido COM o pioneiro.! TENHO "TARIMBA" NISTO. Nunca facilitei pra "bandido" e posso até trabalhar DE GRAÇA, POR PURA CIDADANIA,como já fiz antes para ajudar o meu país e o meu povo, resgatando DE VERDADE, A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DOS PIONEIROS...

Responder

Por Dmitri Razumikhin, em 31/05/2012 às 14:10

@zazamir Em "..Mas a politica, seu José, é criminosa.." há a substituição do agente pela atividade. Melhor ficaria: "..Mas os políticos, seu José são criminosos..". Nota 10, com louvor, seria: "..são criminosos. Seus nomes são: José da Silva, João de Souza, Maria de Oliveira etc. etc. "

Responder

Por Elza A. Cardoso, em 31/05/2012 às 16:10

@razumikhin Ola´, Dimitri Obrigada. Mas o que eu quis dizer é que a "Politicagem" é criminosa...Seria perfeito o "são criminosos: José Maria, Maria, José, etc... porque -creio- nominá-los todos resultaria numa lista de algumas milhas...