Ecotudo é solução para descarte de resíduos domiciliares
Quero compartilhar com vcs, observadores, um programa que temos aqui em Votuporanga, cidade do interior paulista, que tem chamado a atenção da nossa região por ser uma solução muito simples e eficaz para o descarte adequado de todo tipo de resíduo, principalmente, materiais em desuso não recolhidos pela coleta comum (TVs, móveis). É chamado “Ecotudo” e funciona 24 HORAS, todos os dias da semana para descarte de lixo eletrônico, móveis, roupas, livros, revistas, galhos, madeira, isopor, entulhos, etc.. O espaço é organizado de forma bem didática com setas de sinalização. É como um drive thru do lixo em que a própria pessoa leva o material e descarta em baias apropriadas, já fazendo a separação. Depois, tudo tem destinação correta: reciclagem, reuso por pessoas de baixa renda, bibliotecas.. O projeto é pioneiro no Brasil e uma dica para outros municípios que sofrem com problemas de lixo em estradas e terrenos baldios. Além disso tudo, tem baixo custo de manutenção. Quem estiver interessado, posso enviar mais detalhes..
Tem algo a dizer? Deixe seu comentário
Você precisa ser um Observador Político para comentar. Faça o login ou Registre-se agora
Fabíola, boa noite. Achei muito interessante a idéia. Como diretor da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pindamonhangaba gostaria muito de obter mais informações sobre o assunto para uma possível multiplicação deste projeto. Pode me enviar mais informações? Obrigado.
Olá Silvio (@sylvionobrega) estamos a disposição para enviar as informações. Com certeza vai interessar a você.
Em qual e-mail posso te enviar? Se preferir nosso e-mail é: imprensa@saev.com.br
Obrigado Fabíola por compartilhar esta experiência.
Palmas pra bela Votuporanga.
Acredito que um sistema de coleta eficiente tem que se encaixar à própria cultura do cidadão. Vou tomar como exemplo a minha cidade Mossoró e uma aqui no interior Acari. Mossoró tem serviço de coleta de lixo terceirizado e caro, além de ineficiente. Aqui todos os cidadãos sujam as ruase quando tem festa (sempre, velha política do pão e circo) a cidade fica imunda e fedendo a urina. Já Acari, ninguém suja a rua, se alguém sujar é mal visto por todos e muitas vezes repreendido, a cidade é limpíssima e bem higienizada, tem vários pontos de reciclagem pela cidade e os gastos são mínimos. É por esse motivos que eu acredito que isso está mais relacionado com a cultura dos cidadãos do que com a eficiência do prórpio projeto. Não adianta trazer o que há de mais moderno e as pessoas não cooperarem. É por esse motivo que a educação é tão importante, tudo é subproduto dela, mas a idéia é muito boa sim, a cidade e seus cidadãos estão de parabéns.
Excelente idéia! Por favor envie mais detalhes. Aqui em Itabuna/BA cidade onde moro com mais de 200.000 habitantes a coleta é feita de forma antiga e cara. Para se ter uma idéia a prefeitura gasta mais de R$ 1.500.000,00 somente com a coleta (serviço terceirizado) e varredura das ruas, misturando todo o lixo no chamado “lixão” porque ainda não possuímos aterro sanitário.
E que é ainda pior todo o esgoto é despejado no rio que corta a cidade sem nenhum tratamento.
@crgomes Oi, Carlos! O projeto é realmente ótimo e tem funcionado bem nessa questão. Pra material, texto e vídeos sobre o projeto, é só acessar http://www.saev.com.br e clicar no link “Ecotudo”. Vai encontrar bastante coisa.. Pode ainda enviar um e-mail para a responsável, Simone, ambiental@saev.com.br Abraço!
Acredito que o melhor exemplo deva vir de fora para dentro, ou seja do interior dos estados para os grandes centros. Os grandes centros deveriam ser pólos geradores de tendências ambientalmente corretas, mas acabam sendo exatamente o contrário. As cidades do interior de cada estado atuam como verdadeiros microcosmos com uma força muito grande, e assim deveriam atuar e influenciar os grandes centros a seguir o seu exemplo. Infelizmente os grandes centros acabaram vítimas da migração desenfreada que trouxe uma camada desinteressada em contribuir nesta direção. A falta de identidade, o preconceito e a sensação coletiva de indiferença acaba distanciando o cidadão que acaba atacando a cidade com suas frustrações. Os anéis de pobreza estão destruindo os grandes centros, e a expectativa de reversão deste quadro torna-se remota na medida em que os govêrnos aceitam de forma passiva a ocupação dos espaços sem tomar qualquer atitude construtiva nesta direção.
Vocês estão convidados para um fórum de debate sobre política, história, filosofia, religião e outros assuntos.
http://www.debatendo.org
É um fórum novo, com poucos membros ainda… Vamo discutir sobre assuntos interessantes, aprender e passar conhecimento.
Vídeo do Ecotudo – http://www.youtube.com/watch?v=wwoM0CZDf6E
Pra quem quer material, texto e vídeos sobre o projeto, é só acessar http://www.saev.com.br e clicar no link “Ecotudo”. Vão encontrar bastante coisa..
Já tentaram isso em Porto Alegre, não deu certo. Existem locais do Brasil aonde o povo não tem educação suficiente. Se colocar isso aqui, irão destruir tudo e depredar, em vez de usar da maneira como tem que ser usada – ou ficará ocioso.
.
As vezes fazem por pressão política, quando alguém manda eles fazerem. Ou as vezes é vandalismo por parte de pessoas que não entendem nem porque estão fazendo os atos de vandalismo. Mas sempre há motivação política para isso.
.
A ideia é boa. Daria certo em cidades pequenas (que são quase todas as cidades do Brasil).
.
Mas em grandes centros como Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, acho difícil. E estes lugares são os que mais produzem lixo.
.
Esta ideia existe no Japão, aonde as pessoas são obrigadas a descartar o lixo e separar todo ele no centro de reciclagem – lá é obrigatório.
.
A minha sugestão foi recolher uma parte do lixo nos Postos de Saúde e reverter em lucro pela Prefeitura mediante a emissão de um ticket ou vale, para trocar em equipamentos e material para posto de saúde. As pessoas precisam lucrar algo, muitas vezes, para ter interesse em participar.
Elas vendo que isso dá algum retorno irão se interessar mais do que se for de graça.
Pois por livre e espontânea vontade poucos farão. E muitos que gostariam não terão tempo.
.
–
Tem algum artigo escrito sobre isso da sua cidade? Poderia colocar na Internet no Google DOCs em PDF para nós podermos fazer o Download – o Upload é gratuito.
Para salvar em PDF o BrOffice (Software igual ao Word e Gratuito) transforma para você (tem um botãozinho só para isso nele).
.
–
Existe um outro projeto que Porto Alegre está tentando adotar, que é o dos containers, em Caxias do Sul ele é excelente, estive lá para ver. A Empresa responsável é a CODECA (municipal).
Funciona muito bem em Caxias, são Cotainers 24 horas, aonde você descarta na rua o que não quer mais, depois o caminhão vai lá no dia certo e recolhe o container sem precisar tocar no lixo que está dentro dele. A cidade é muito limpa!
.
Mas em Porto Alegre… Não sei se dará certo ou se deu certo (produzimos muito lixo, mais que Caxias).
.
Então grandes centros urbanos tem um grande problema com o seu lixo. E tudo – e toda cidade – cresce…
Precisamos de conveniência para o descarte de lixo, pois as pessoas não querem andar muito longe, elas querem que busquem seu lixo.
.
Se for entregue, tem que dar lucro. Tenho pensado nessa linha para grandes centros urbanos.
–
Parabéns para Votuporanga, bonita ideia e espero que sempre dê certo!
Abraços.
@fsm1982 Agradecemos suas palavras, Fabiano! Aproveitando, pra evitar o vandalismo que existe em qq lugar, aqui em Votu os dois Ecotudos têm sistemas de vigilância 24 horas, com câmeras e seguranças.. Ajuda bastante!
*Não é fácil mesmo conseguir a conscientização de todos.. Votu é uma cidade relativamente pequena (85 mil habitantes), então, por enqto, dois pontos de descarte estão sendo eficientes!
*Todo material do Ecotudo vc pode encontrar no site http://www.saev.com.br Lá vai achar textos e vídeos que tb estão no Youtube.
Abraço!!
A iniciativa é louvável. Projeto de implantação obrigatória em todos os grandes centros urbanos.
Porém, como todo fenômeno tem vários ãngulos por onde ser observado, deixo aqui uma sugestão:
Que tal uma placa de conscientização no local do descarte? Com os seguintes dizeres:
“Aqui jaz o produto que você comprou.
Solicite à indústria produtos mais robustos e com maior vida útil para que não seja necessário ampliarmos este espaço”.
@joseantonio400 Aqui em Votuporanga fizemos isso.. foram distribuídas placas em estradas e terrenos com os dizeres “Não jogue seu lixo aqui. Leve ao Ecotudo” e daí são informados endereços e telefones.. surtiu um efeito legal, mas ainda temos chão rs Valeu!!
@favotuporanga Na verdade, existe uma crítica no texto sugerido. Você percebeu, tenho certeza…
Pra quem quer material, texto e vídeos sobre o projeto, é só acessar http://www.saev.com.br e clicar no link “Ecotudo”. Vão encontrar bastante coisa..
Parabéns pela iniciativa!!
Eu estive em Votuporanga semana passada e me encantei ao conhecer o ECOTUDO, uma idéia genial, e simples, para ajudar na defesa ambiental dos municípios. Vale a pena conhecer. Aliás, sugiro que a Prefeitura poste um vídeo na rede sobre o assunto.
@xicograziano Obrigada, Xico! Postei o vídeo
@xicograziano Prezado Xico, já pensou em enviar cartas registradas com a equipe do Observador Político, para pessoas, órgãos ou instituições que poderiam ter interesse e ser de interesse no Observador Político? Além daqueles que já aparecem aqui por convite?
.
Digo isso porque o Observador poderia convidar a Prefeitura por meio de uma correspondência oficial, além de outras autoridades e pessoas interessantes que ainda não vieram até aqui.
.
Sugestão apenas.
Muito bacana esse projeto. O funcionamento das duas unidades do Ecotudo por 24 horas torna mais fácil descartarmos os nossos resíduos residenciais em locais corretos. Já tem sido exemplo para vários municípios e com certeza vai dar bons resultados para o futuro de nosso planeta.