Educação

Por Jáder Ribeiro, em 31/05/2012 às 15:30  / 55 opiniões.

qXETac <a href=

Tamanho da fonte: a-a+

qXETac omeabxsgqtkt, [url=http://ataoszvpjtyl.com/]ataoszvpjtyl[/url], [link=http://xyyadimgnmru.com/]xyyadimgnmru[/link], http://nntzfhslpusk.com/

Tem algo a dizer?

55 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por augusto josé sá campello, em 31/05/2012 às 15:30

Boa tarde. Mais um tema sobre Educação que sai do radar. Pena. Renderia bem. AjsCampello

Responder

Por erikssom patos , em 23/05/2012 às 10:01

"@mario130852 a situação estava ótima pra universidade federal na época do fhc não é mesmo? o fato é que no governo fhc nunca o básico dos docentes da ifes teve aumento; 8 anos sem aumento; quer comparar o que foi investido em educação entre 1995 – 2002 ; e comparar o que foi investido entre 2003 – 2011 ? (...) - @jonathan" ........................................................................................................................................................ Se eu não estiver errado na minha interpretação, segundo as tabelas do próprio governo federal, http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/bol_remuneracao.htm o salário de um professor doutor com dedicação exclusiva e que trabalha 40 horas, de fato patinou no mesmo lugar no governo do PT. Quando o FHC no final de seu governo (dez de 2002) deixou o salário de um professor desses ganhando nominalmente R$ 5.437,76, o que representou um aumento de 71,57% em relação ao salário de (junho 1998) R$ 3.169,39, sendo que a inflação (IPCA) deste período foi de 39,02%, então nota se que os professores tiveram um ganho real de 32,55%. O governo Lula deveria no minimo ter acompanhado a trajetória traçada pelo governo anterior, porém não o fez. O salário que esses professores estavam ganhando no final de seu governo eram de R$ 6.968,43. Ora, a inflação (IPCA) acumulada no governo Lula foi de 56,68%, portanto os professores tiveram uma perda, em relação ao governo anterior, de 28,54%. Se o governo popular tivesse no minimo aplicado em final de seu governo o índice da inflação para que os mestres não tivessem perda, eles estariam ganhando R$ 8.519,88, e para completar, o partido valorizasse mesmo o professores, teriam aplicado o índice de 8,5 acumulado até abril do governo Dilma, então os doutores estariam ganhando R$ 9.244,07, no entanto eles ainda estão ganhando os mesmos R$ 6.968,43 do final do governo Lula. Governo espertinho enh?! Quando viu que os professores tinham ganhado alguns acima da inflação, resolveram botar o pé no freio, desacelerar a subido dos salários, o resto foi só no papo e na retorica. Mas, isso nos mostra claramente que uma politica monetária em que trabalha com uma trajetória de mudança da quantidade de moeda na linha do tempo, acontece o valor da moeda também muda com o tempo sem que as pessoas percebam, temos uma ilusão de ótica, como se estivéssemos mudando de lugar no valor numérico da moeda, a sensação é que agora estamos ganhando muito mais dinheiro do que antes neste país. Oh coitado!

Responder

Por jonathan simonin, em 23/05/2012 às 10:52

@patos amigo ; se você não achou as tabelas 95-98; não deveria ter comparado a perda por inflação do lula em 8 anos e do fhc em apenas 4 anos; não é justo. O fato é que o andes afirmou que o básico não teve reajuste entre 1995 - 2002. É a categoria que disse ; não fui eu.

Responder

Por erikssom patos , em 23/05/2012 às 11:19

@jonathan, os 4 anos comparados e que são constantes nas tabelas, do governo fhc, são fatos, quando você você compara esses 4 anos com a inflação do período o ganho aparece, contra fatos não há argumentos. Faz o seguinte compara os primeiros 4 anos então do gov Lula e a inflação do período, para ficar tudo em casa... Agora, se você apresentar as tabelas desde 1994 para verificarmos na mesma metodologia os valores daquele período e os de agora, aí sim poderemos conversar...

Por jonathan simonin, em 23/05/2012 às 10:24

@patos patos ; estes R$ 5.437,76 em 2002 estavam incluída as gratificações por atividade na graduação; e se não me engano não contam pra aposentadoria. Segundo você analisa a perda salarial dos docentes contando apenas a inflação do segundo mandato do governo fhc; enquanto do governo lula você inclui os 8 anos; isto é um distorção na tua análise. E por fim estes R$ 6.968,43 se não estiver enganado é o básico inicial da carreira; logo após alguns anos a remuneração fica acima dos 10000 reais. Enquanto isto no governo fhc eu tinha aula com doutores com décadas na universidade federal que com as geds chegavam a 5 mil e uns quebrados; isto já no segundo semestre em 2001. Se você quiser também faça um survey e verifique com a própria classe docente federal ; qual governo mais arrochou salarialmente a categoria. No fundo você já sabe qual será a resposta.

Responder

Por erikssom patos , em 23/05/2012 às 10:36

Estou aguardando você encontrar as tabelas de 1994 e 1995...

Por erikssom patos , em 23/05/2012 às 10:34

@jonathan, analisa as tabelas primeiro. O que eu analisei estão nelas, por isso eu tive o cuidado de postar algo que service de parâmetro, não tirei nada da minha cabeça, mas apenas do que está escrito. Isto que você está falando não procede, segundo mesmo os dados que estão disponíveis pelo governo. Toda a minha analise foi dentro do material existente e de como foi elaborado, muito simples, é só analisar. Outro detalhe, mostre para nós os salários destes doutores no inicio de 1995 e fim de 1994, aí aí então vamos fazer uma analise completa dos dois governos, só que eu te aviso, vai ficar pior do que já está viu meu amigo.

Por Jáder Ribeiro, em 23/05/2012 às 10:03

@patos para quem defende que o PT valoriza a educação, o comentário de Patos é de leitura obrigatória!!

Responder

Por Antonio Durão, em 22/05/2012 às 21:43

Mas universidade não é prá da título de "horrendas calças" para o Mulla???

Responder

Por Luiz Felipe, em 22/05/2012 às 20:45

O pior de tudo é que a manutenção mensal dos jovens oriundos de estados diversos daquele onde está localizada a universidade onde conseguiu uma vaga não custa barato e é feita pelos país com muito sacrifício. Imagem, esses alunos sem aulas durante um, dois, três, quadro meses consecutivos o tamanho do prejuizo ? Será que não há outro meio mais inteligente e menos prejudicial a terceiros inocentes de os professores conseguirem os aumentos que desejam ? Será que essa corda tem que arrebentar sempre contra os interesses dos inocentes, que são os alunos, que, afinal de contas, são até mesmo a razão dos empregos dos mestres ? Mesmo parados eles devem estar recebendo os seus salários, mas os país dos alunos estão pagando todos os custos mesmo sem aulas. Como ficará a reposição dessas aulas ? Quem vai pagar os prejuízos ? E os custos extras ? Vale a pena sonhar e lutar por uma vala na universidade nessas condições ? Até quando a juventude será usada como refém nessa história ?

Responder

Por José Antônio da Conceição, em 22/05/2012 às 17:51

Governadores, Prefeitos e a prórpia União precisam parar, pensar e perceber: Os professores não são inimigos e nem como tal devem ser tratados. Correto está o Gustavo Adolpho que diz: "Professores são construtores de Nações".

Responder

Por José Antônio da Conceição, em 22/05/2012 às 17:48

E mais: Os problemas da Educação/Ensino no Brasil não residem apenas na falta de financiamento adequado. Há outros tantos problemas a serem corrigidos, dentre eles a mentalidade e o corporativismo de quase todo o corpo docente de qualquer nível. Professor de nsino fundamental não gosta de Professor da Educação Infantil, Professor de Ensino Médio acha que os Professores do Fundamental são uns preguiçosos... e por aí vai. Há muito o que corrigir na Educação/Ensino, inclusive a valorização dos profissionais e o cuidado para com a formação destes para evitarmos trilhar os mesmos caminhos e tropeçarmos nas mesmas mazelas em futuro próximo.

Responder

Por augusto josé sá campello, em 22/05/2012 às 17:26

Boa tarde. Se isto for possível. O ministério competente recebeu carta dos professores em 17 de fevereiro de 2012. Estamos a 22 de maio.=== Bom, vamos às alegações finais, como dizem na justiça : O Orçamento não permite.=== Não gosto de ser irônico em assuntos que me calam fundo. Mas, toda vez que eu ia pegar o elevador no Palácio Gustavo Capanema - antigo prédio do Ministério da Educação e Cultura, aqui no Rio de Janeiro, eu lia a frase de Getúlio Vargas, gravada na pedra : " Educação é matéria de salvação nacional." Seria assim que pensava...ou apenas discursava?==== Era discurso. E, até hoje, vive mal a educação, pois vive em cima de discursos.=== Creiam-me, uma universidade que não tem verba para comprar em quantidades apenas razoáveis os reagentes para uso em microscopia ótica, não é digna do nome de universidade. Pagar salários compatíveis com as funções então.....bolas, não me façam chorar de raiva. AjsCampello

Responder

Por Jáder Ribeiro, em 22/05/2012 às 17:34

@ajcampello não permite porque não é, nunca foi, nem será prioridade desse governo! É um governo que gasta muito e mal. Basta pesquisar na internet que vc vê! Há de se racionalizar esses gastos, já que aditivos de milhões e milhões para contratos fraudulentos nunca encontram óbice em limintações orçamentárias certo?

Responder

Por Jáder Ribeiro, em 23/05/2012 às 08:46

@jader José. Dado o fato de que o PIB do nosso País tem aumentado constantemente e também o consequente aumento de verbas orçamentárias, seria o maior dos absurdos se os investimentos tivessem diminuído correto?

Por José Antônio da Conceição, em 22/05/2012 às 17:43

@jader O investimento em Educação no Brasil, apesar de continuar muito aquém do necessário tem cerscido sim, em todos os níveis. A implantação do Fundeb foi um marco na Educação básica, basta verificar as planilhas do extinto Fundef (ano a ano) e compará-las com as do Fundeb (ano a ano também). Porém é como eu disse: Ainda está aquém do necessário.

Por erikssom patos , em 22/05/2012 às 09:01

"@patos se vc corrigisse os salários, qual seria o valor deles hoje?" .................................................................................................................................................. @jader, jogo rápido... A sua indagação eu responderei mais tarde, portanto você e os demais fica ligado neste post que está no tópico de educação, isso se caso ele sair do painel desta primeira página procure pelo mesmo por lá. Foi excelente a sua indagação, porque a resposta mostra o quanto um governo manipula os salários através de seu ministério do planejamento e da fazenda cujos órgãos estão cheios de economistas para fazer essas projeções matemáticas. De antemão eu já sei quais seriam no minimo três possibilidades de salários atuais para esse tal mestre doutor de tempo integral das universidades, e cada uma dessas possibilidades representaria uma vontade x do governo.

Responder

Por Jáder Ribeiro, em 23/05/2012 às 08:47

@patos e aí patos? cadê o prometido?

Responder

Por Jáder Ribeiro, em 22/05/2012 às 09:19

@patos tô aqui...

Responder

Por José Antônio da Conceição, em 22/05/2012 às 00:23

Nenhum gasto público social contribui tanto para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) quanto os que são feitos em educação e saúde. Cada R$ 1 gasto com educação pública gera R$ 1,85 para o PIB. O mesmo valor gasto na saúde gera R$ 1,70. “O gasto na educação não gera apenas conhecimento. Gera economia, já que ao pagar salário a professores aumenta-se o consumo, as vendas, os valores adicionados, salários, lucros, juros”, avalia o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão. “Portanto, a política social brasileira não apenas protege, como promove o cidadão”, completa. (…) Os dados referem-se ao ano de 2006 e constam do estudo “Gasto com a Política Social: Alavanca para o Crescimento com Distribuição de Renda”, divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). (…) O estudo considera como gastos públicos sociais os feitos em Previdência Social geral e pública, educação, saúde, assistência social, trabalho e renda, desenvolvimento agrário, saneamento básico, habitação e urbanismo – nos âmbitos federal, estadual e municipal. FONTE: http://educacao.uol.com.br/noticias/2011/02/03/cada-r-1-gasto-em-educacao-gera-r-185-no-pib.htm

Responder

Por José Antônio da Conceição, em 22/05/2012 às 00:24

@joseantonio400 No texto acima, eu, trocaria a palavra "Gasto" por "Insvestimento".

Responder

Por Jáder Ribeiro, em 22/05/2012 às 08:24

@joseantonio400 mas como esses termos levam em conta um orçamento...

Por José Antônio da Conceição, em 22/05/2012 às 00:02

Me parece que a questão principal é a reestruturação do plano de carreira, e também aumento salarial.

Responder

Por Jáder Ribeiro, em 22/05/2012 às 08:25

@joseantonio400 ninguém aqui disse o contrário certo?

Responder

carregar mais voltar ao topo